Notícias

Geraldo Azevedo recebe título de Dr. Honoris Causa de universidades do São Francisco



No último dia 29, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade de Pernambuco (UPE) realizaram sessões de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao compositor e músico petrolinense, Geraldo Azevedo. A entrega dos títulos ao artista será no próximo dia 05, a partir das 19h, durante a programação do 3º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), quando será lançado o livro-homenagem do músico, intitulado “Um Geral-do Brasil: Histórias de Um Menino Ribeirinho”, organizado pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Dr. Juracy Marques, com a participação dos jornalistas Edilane Ferreira, Jota Menezes e Emanuel Andrade, assim como dos professores Joelma Conceição Reis e Ricardo Bitencourt.
De acordo com Julianelli Tolentino, Reitor da Univasf, essa é a primeira vez que a universidade concede um título dessa natureza. “Não haveria nome mais oportuno para essa inauguração: o nosso poeta petrolinense Geraldo Azevedo! Estamos muito felizes em poder outorgar esse título a Geraldo pela grandeza de sua obra, que tão bem representa o Brasil!”, revela. Já Moisés Almeida, Diretor da UPE, e Genivaldo Nascimento, professor da universidade e organizador do Clisertão, que estiveram presentes na reunião da UPE, em Recife, destacam que foi emocionante quando o Conselho da instituição outorgou o título a Geraldo. “Todos aplaudiram de pé”, comentam.
Na ocasião, a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) também concederá o título de Professor Honoris Causa a Geraldo Azevedo. Segundo o presidente da Facape, Rinaldo Remígio, a homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo Autárquico (CDA) da instituição e faz parte das comemorações dos 40 anos da faculdade. “Para nós, é uma grande honra homenagear esse petrolinense no ano em que a autarquia completa 40 anos”, diz.
Segundo Juracy Marques, a UNEB apoiou a construção do livro-homenagem que integra as etapas de comemoração dos 50 anos da produção lítero-musical de Geraldo Azevedo. “Fico feliz em saber que a UNEB também abraçou as ações para homenagear Geraldo Azevedo. Importante que ela se veja também como ribeirinha, já que nasceu em Juazeiro, terra, de Geraldo”, ressalta. O IF Sertão-PE, igualmente, participará das homenagens, por meio de atribuição de menção honrosa. “Precisávamos nos mobilizar e estar presente neste momento tão singular para a história de Petrolina, prestigiando uma personalidade que diz muito sobre a nossa região e sobre o nosso país”, explica Ricardo Bitencourt, um dos autores do livro e Pró-reitor de Extensão do Instituto. Às 18h, na UPE, Geraldo fará uma coletiva de imprensa, na UPE e, às 22h, fechando as comemorações, será realizado um show, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.


Para fazer o download do livro clique Aqui